Devocional do Livro de Romanos - 18/07/2009
(Romanos 11:6) “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça”.
O que é Graça?
Vejamos a tradução em um dicionário acadêmico: Graça - Favor; Perdão e Indulgência; Agradecimento; Exclamação de alívio ao sair de uma situação complicada.
Graça. Por isto somos salvos em Cristo Jesus, pela "graça" que tivemos perante Deus, que concedeu e entregou seu Filho Único para nos salvar, para nos dar o "perdão", porque Jesus é atraente aos nossos olhos e nos ajuda a sair de nossas dificuldades, não apenas mostrando o caminho, mas, caminhando conosco.
Como em uma ilustração que eu ouvi:
- Um homem estava em um buraco, com lama até o pescoço. Debatia-se e gritava: Socorro! Alguém me ajude! Socorro! Quando por ali passou um budista/kardecista (ambas as seitas pensam semelhantemente) e ouviu os gritos. Parou na beira do buraco, olhou para baixo e viu o homem. E o homem exclamou! Ajude-me a sair daqui! E este budista/kardecista disse: Infelizmente não posso, pois, este é seu carma, você terá que passa-lo sozinho. E seguiu. O homem continuou a gritar, até que um católico parou na beira do buraco e observou. E o homem disse: Ajude-me a sair daqui! E o católico disse: Não posso, infelizmente este é seu limbo, sua penitência pelo que fez de errado. Você tem que ficar ai até seus pecados serem pagos. E foi embora. E o homem continuou a gritar e a pedir socorro, até que um crente ouviu e se aproximou da beira do buraco e olhou para baixo. O homem disse: Ajude-me a sair deste buraco cheio de lama! E o crente disse: Não posso ajudá-lo, pois, você tem que se livrar destas amarras através de orações, através de uma cura interior. Ore e peça a Deus que o salve, que serás salvo! Vou orar por você. E o crente foi embora, também deixando o homem no buraco.
Eis que veio então, um Homem de cabelos brancos, com pés reluzentes como latão polido, com vestes tão brancas que eram mais claras que a Luz, olhou para o buraco, desceu até o fundo do buraco, pegou o homem, o colocou em seus braços, o acalmou, e saiu do buraco com ele, pois, este Homem é Jesus, a nossa Graça, o nosso Perdão, que não apenas nos tira do buraco, mas vai ao buraco nos resgatar.
E porque Ele desceu até o buraco, se ele é Deus!? Porque pela graça dEle somos salvos, e ele está conosco, sua Graça está conosco, onde estivermos.
Logo, o homem da ilustração não foi salvo pela “obra” que ele realizou, ou pelas suas forças, ou pelos seus esforços, mas sim pela “graça” que superabundou onde o pecado existiu, pois, se fosse pela suas forças, ou pela força de qualquer outro, então o “agradecimento” não seria a Deus, e sim ao esforço realizado, ou dele ou de qualquer outro homem que o ajudou.
E nenhum, nenhum homem poderá chegar a Deus e dizer: Estou aqui, perante ao Senhor, pelo que “eu fiz”, mas, terá que chegar ao Senhor, dobrar seu joelho e afirmar: “Estou aqui pela graça que me alcançou, e esta graça é meu Jesus, que se fez pecador por mim, e que por mim morreu, mas, que não está mais morto, mas Vive na glória eterna.”
Temos que entender que por mais que façamos, por mais retos que sejamos, por mais dignos que possamos ser, por mais honestos, compreensivos, amigos, irmãos e filhos leais, por mais obras que possamos ter ou realizar, apenas e tão somente pela Graça de Deus, através de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré é que poderemos ser salvos. Isto é Graça. Graça de Deus para nós, Jesus, nosso Salvador, Jesus nossa Graça!
Ouve tempos em que nossos religiosos colocaram a "indulgência", um outro significado acadêmico para a palavra graça, como motivo de salvação. Veja, um sinônimo para Indulgência é "perdão total ou parcial das penas relativas aos pecados", ou seja, Cristo Jesus então não é Único para salvação, neste caso concorre diretamente com a indulgência.
Poderíamos então optar pela "indulgência", pois, seria teoricamente mais rápida e menos doloroso o trajeto para alcançá-la, pagando apenas um tributo chegaríamos à indulgência, no entanto, sabemos que somente por Jesus Cristo somos salvos, somente pela Graça de Deus poderemos ser salvos, e esta Graça de Deus foi, é e sempre será Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Jesus, nossa Graça!
Sabemos agora que a Graça só é Graça porque não é merecida, de outro modo então não seria graça, seria "indulgência" ou troca por obras.
Em Romanos 6:1 (Que diremos, pois? Permaneceremos no Pecado, para que a Graça seja mais abundante?) somos indagados sobre nossa posição em relação à desistência do pecado, e pressionados a sairmos dele, para que a Graça que tivemos por Cristo Jesus se mostre apenas na necessidade, onde, temos a tendência humana de acharmos que, se temos em abundância, podemos então gastar em abundância, mais ou menos o que fazemos com nossa água e com outros recursos naturais que temos.
Mas não! Pecadores somos, temos o pecado em nossa essência, e pecados cometemos habitualmente, mesmo sem querer, e que a Graça dada por Deus, através de seu Filho Nosso Senhor Jesus, nos livra, mas, não nos livra do julgamento da letra, apenas nos livra do pecado.
Irmãos, após entendermos a Graça de Deus, poderemos então ser melhores, pois teremos a consciência de que, por mais que façamos, por mais que nos esforçamos, se não for por Jesus Cristo, o Nazareno, e pela Graça que Deus, Pai da eternidade, nos deu, não teríamos outro fim se não o de acompanhar o anjo caído, e habitar com ele eternamente.
Por isto, dou Graças a Deus pela Graça que nos foi enviada, Graça que não tenho merecimento, mas que me alcançou, Graça que não tem outro significado a não ser Jesus Cristo, Filho de Deus, ao qual servirei e serei fiel sempre, pela eternidade. Amém!
Referências para o devocional:
- Livro de Romanos
- Texto base: Romanos 11:6 - Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.
- Texto complementar: Romanos 6:1 - Que diremos, pois? Permaneceremos no Pecado, para que a Graça seja mais abundante?
- Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
- Dicionário Michaelis - edição 2008 utilizada para pesquisa de significados.
Márcio Gonçalves
15/07/2009.