Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis
Menu



 
 Bem vindo a Devocionais Márcio Gonçalves
1ª Corintios

Devocional do Livro de 1ª Coríntios - 16/08/2009

 

(1ª Coríntios 1:17-18) 17 - Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. 18 – Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

 

Sou limpo pelo lavar do Sangue de Jesus, sangue vertido em uma cruz, Sangue que me purificou, que deixou meu ser alvo e reluzente, Sangue que me deu a oportunidade de voltar ao Princípio, Princípio que é Deus.

Em toda nossa trajetória aqui neste mundo não podemos ignorar o Sangue. Devemos estudar a palavra de Deus com todo nosso afinco, com toda nossa devoção, todos nossos dias, mas, não podemos deixar o Sangue de lado. Devemos levar a palavra de Deus e o sacrifício de seu filho Jesus para todos aqueles que necessitam, não apenas momentaneamente de um acerto aqui ou ali, mas, levar a verdade para que a vida do irmão possa ser glorificada na eternidade, mas atenção, eternidade esta conseguida somente através do Sangue, por isto o Sangue deve ser a verdade em nossas palavras, em nossa pregação, por isto o Sangue deve ser sempre mencionado, estudado e ensinado.

Não é por acaso que o sangue que corre em nossas veias é a vida que nós temos. Sangue é vida! Sangue é sinônimo de raça – dar o sangue pela igreja, pela família, pelo trabalho, pelo time de futebol... Dar o sangue significa ir até onde nossas forças conseguem chegar, ou até um pouquinho a mais... Foi exatamente isto que Jesus fez: Deu seu Sangue por nós, com grande sacrifico e ardor, com grande sofrimento. Sofrimento não por estar dando seu Sangue por nós, pelo ato físico, mas, um sofrimento humano, pois assim fez Deus, deu seu Filho constituído homem para viver como eu e como você, e dar seu Sangue, não como Deus (Jesus é Deus), mas de carne e osso, e sangue! Assim sofrer como nós, para que sua mensagem fosse aceita por todos, no plano espiritual.

Muitas vezes vejo a palavra de Deus sendo pregada, de acordo com o momento, de acordo com o pregador e seus conceitos, com o estilo da igreja, muitas às vezes no limite exato entre o que é santo e o que é profano, e outras às vezes passando para o profano, para a heresia... Poucas às vezes vejo o sangue de Cristo sendo pregado nos púlpitos... Poucas às vezes vejo pregações ou ensinamentos de como o Sangue nos foi dado... A não ser em dias de ceia, infelizmente... Infelizmente muitos estão esquecendo o Sangue e seu valor... Sejamos firmes, fortes e convictos no Sangue!

É engraçado viver neste mundo e não ser deste mundo, pois, experimente comentar com uma pessoa que ainda não aceitou a Jesus como Senhor e Salvador, exclusivo, que “um Sangue” te deixou remido de tudo, te deixou branquinho branquinho... A pessoa no mínimo vai achar estranho, pois, vai imaginar o liquido viscoso que corre em nossas veias, que se coagula rapidamente ao ser exposto ao ar, enrijecendo-se e ficando como uma “casquinha” sobre a pele... Loucura! Sim, loucura aos olhos do mundo, que ainda não conheceram a história de Jesus e seu derramar, o seu entregar... Ah, como é bom saber que o Sangue dEle está sobre mim... Ah, como é bom sentir a presença deste Sangue, e poder mostrá-lo a todos.

Irmãos devemos ir mundo a fora, conforme a vontade de Deus, pregando o evangelho, mostrando a face maravilhosa de ser um filho verdadeiro de Deus, falar daquilo que nosso coração está cheio, mostrar a todos o que é um momento cheio do Espírito Santo... Devemos irmãos, falar de Jesus, de todo o antigo pacto, explicar a história, encaixar os acontecimentos, nos maravilhar e maravilhar a todos com o novo pacto, dar entendimento ao que pouco tem, aprender com outros, passar adiante a mensagem de Deus através de seu Filho, mas, atenção, a mensagem de Cristo Jesus é a mensagem da cruz do calvário, é a exatidão do acontecimento único que Jesus proporcionou naquele exato momento em que veio a este mundo e que foi elevado aos céus, à direita do Deus... Um momento de aproximadamente 33 anos, onde, o Sangue do Cordeiro foi lentamente preparado, para nos ser servido, para nos ser como água purificada pronta a ser degustada após um caminhar no sol... O Sangue de Jesus é a nossa água que mata nossa sede, e assim deve ser lembrado a Jesus, que deu seu Sangue, o mais puro que já existiu e que existirá, por nós, que agora podemos entrar na presença do Pai purificados, pela grande obra que Jesus fez.

(1ª Coríntios 4:20) Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude.

Reflexão: Temos o conjunto de todas as boas qualidades morais, necessárias para entrarmos no reino de Deus? Possuímos uma qualidade própria para produzirmos o resultado esperado por um “crente”? Somos austeros ao viver? Temos o hábito de praticar o bem, com excelência moral e retidão?

Se você se olhar, para dentro de seu coração, e se fizer estas perguntas e responder: “Sim, eu tenho!” OK, você pode deixar o sangue de lado, provavelmente você já foi arrebatado. Mas, se você olhando para dentro, se sentir envergonhado, fique calmo, lembre-se do Sangue, ele é a passagem para você viver a eternidade com o Dono do Sangue, com o Pai do Dono, e com todos aqueles que também, além de se lembrarem do Sangue, o aceitaram como chave para vida eterna!

Amém.

 

 

Referências para o devocional:

  • Livro de 1ª Coríntios
  • Texto base: (1ª Coríntios 1:17-18) 17 – Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. 18 – Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
  • Texto complementar: (1ª Coríntios 4:20) Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude.
  • Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

 

 

 

Márcio Gonçalves
16/08/2009.