Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
Menu



 
 Bem vindo a Devocionais Márcio Gonçalves
1ª Tessalonicenses

Devocional do Livro de 1 Tessalonicenses - 08/11/2009

 

1 Tessalonicenses 5:16-22

(16 - Alegrem-se sempre.

17 - Orem continuamente.

18 - Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

19 - Não apaguem o Espírito.

20 - Não tratem com desprezo as profecias,

21 - mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.

22 - Afastem-se de toda forma de mal.)

 

Um funcionário de alto padrão, de alto desempenho, focado em suas atividades, que produz resultados acima do esperado, onde a média fica abaixo da linha de expectativa, e a superação não é apenas um objetivo a ser alcançado, e sim mais um item a ser atingido entre as dinâmicas impostas por uma organização que não é cruel, mas sim real e fria.
Um funcionário de alto desempenho, em um mundo corporativo, que obriga seus membros a se superarem, e a superarem a todos, muitas vezes não respeitando os limites dos outros e nem os seus próprios.
Este é o foco de grandes empresas, de empresas “tops” de mercado, líderes de segmentos, onde em seus quadros de colaboradores – não mais apenas funcionários, o resultado, a superação de expectativa, o alto desempenho, o padrão de qualidade acima do nível ótimo, sendo apenas o excelente desejável, não é mais a conseqüência de um bom trabalho, de uma rotina sadia e saudável, com qualidade de entrega, e sim a condição necessária para o mínimo requerido em um mundo empresarial globalizado.

Ser um funcionário de alto desempenho exige mais do melhor que qualquer um tenha, pois, sempre haverá a possibilidade de melhoria, sempre haverá a cobrança exaustiva, vinda de todos os lados, a cobrança por mais e mais resultado, por mais e mais condições objetivas, e jamais será encontrada a tranqüilidade e a sabedoria do ensino, a condição do descanso, e a tranqüilidade de uma ajuda vinda de quem é mais e mais que você.

 

E o que isto tem a ver com “1 Tessalonicenses 5:16-22”???

 

Vejamos então:

 

“16 - Alegrem-se sempre”, mesmo quando uma meta não é atingida, ou quando você é indagado e colocado a prova, mesmo ainda que não seja o esperado ou esteja dentro do padrão estabelecido pelo homem. Podemos entender e interpretar a palavra “meta” como uma graça, uma benção que não nos foi concedida, mas, mesmo assim devemos nos alegrar sempre, pois, Jesus é nosso líder, e Deus sabe exatamente o que faz, mesmo que a nossos olhos não seja coerente, ou mesmo que em nosso entendimento não seja justo. Alegre-se sempre, existe conselho melhor?

 

“17 - Orem continuamente”, não desista, deixe o céu encharcado de suas lágrimas e de suas orações. Seja firme e fiel, estabeleça uma ponte fixa não móvel entre terra e céu, mostre-se o quão digno és, e o quão sinceras são suas palavras, não apenas palavras ditas em mantras espirituais, mas palavras ditas pela voz do coração, e não esqueça, alegre-se sempre, e não desista nunca de sua oração, e, se por acaso você falhar em sua busca, dentro de uma organização fria, crua e real, não se esqueça de alegrar-se, e continue orando, Deus pode sim fazer o impossível!

 

“18 - Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”, não importa o que aconteça ou aconteceu, não importa no que falhou, não importa o que não foi cumprido, não importa o que vem, não importa o que falta, a graça ao Pai deve ser constante, nosso agradecimento ao Deus vivo, constante em nós, mesmo que o que passamos não pareça ser bom, ser recompensador, e quando por dificuldades passamos nosso agradecimento deve ser a principal arma contra o ocorrido, embora saibamos que o agradecimento deve ser legitimo e verdadeiro sempre, em todas as circunstancias, de forma constante, sem oscilações, mas, se por este ou por aquele motivo esmorecermos, lembremos então: Alegre-se sempre, Ele é fiel, sabe de tudo e de todas as coisas, e nos reserva o melhor, pois, não daria seu Filho único, nosso Jesus, por um motivo que não valesse à pena... Lembre-se: Ele disse: Alegre-se sempre, continue sua oração e dê graças...

 

“19 - Não apaguem o Espírito”, pois, pela força que vem de nós nada seríamos, pela vontade de nossos corações tudo de errado faríamos, pela dignidade de nossa alma em lugar algum chegaríamos, e isso deve ser colocado sempre à nossa frente, que o Espírito Santo de Deus viva em nós, que nos de a força necessária, e que tudo, tudo o que fizermos seja feito pela vontade de Deus, e que nosso melhor é a única condição existente em nossas vidas, e que para Deus fazemos tudo, por isto é nosso melhor, mesmo que em algum momento falhemos, mesmo que em algum momento não consigamos acertar, mas, com a pureza e com a vontade de sempre fazermos o melhor.

 

“20 - Não tratem com desprezo as profecias, 21 - mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom”, descartando aquilo que só serve de agressão, aquilo que só gera conflito, mas sem deixar o senso crítico, ou melhor, sem colocar como regra que tudo o que vem de negativo seja errado, pois, nossos olhos podem estar vendados para nossos erros, incapacitando assim nosso poder de análise, de auto-análise, uma característica que devemos primar e desenvolver, pois, se podemos nos analisar com realidade e bom senso, podemos então entender melhor o outro e suas condições. Tudo o que vier de Deus para nossas vidas se cumprirá, querendo nós ou não, então, porque atrapalhar se podemos ajudar? Deixemos que o Espírito Santo nos constranja, e em nossas orações então solicitamos ao Deus que nos capacite mais e mais para entendermos estes constrangimentos, fazendo do exemplo de Jesus, que conhecia as profecias sobre sua vinda e ainda assim pediu ajuda a Deus, em todos os seus momentos.

 

“22 - Afastem-se de toda forma de mal”, não porque é pecado, ou porque é desaconselhável, mas, sim por que é o que nos afasta de Deus. O pecado vem de várias formas, de tantas que ás vezes nem podemos identificá-lo, é quando entra o mover e o agir de Deus, que sempre, em todos os momentos, nos coloca de olhos abertos e coração apertado, mostrando que ali, na situação, algo não é correto, e assim analisamos o que está havendo. Afastar-se do mal não é apenas se trancar em seu quarto e não se envolver com outras pessoas, pois, o mal nasce dentro de nós, mas, afastar-se do mal é: Alegrar-se sempre, orar sem cansar, dar garças a Deus por tudo, deixar o Espírito Santo se mover em nós, avaliar e aceitar as profecias, amar ao próximo e amar, louvar e adorar a Deus, nosso criador.

 

Voltando ao inicio deste texto, você pode estar se perguntando, e o que tem a ver o funcionário de alto padrão, de alto desempenho?

Será que não estamos vestindo uma capa de funcionário de alto desempenho dentro das igrejas, e esquecendo que o agir e o mover em nossas vidas são feitos exclusivamente por Deus? Não estamos nos colocando em situação de conflito com a palavra de Deus quando queremos pelas nossas forças atingir as nossas metas, e assim esquecendo-se de consultar a Deus e entender suas vontades?

Pior que não atingir uma meta, mais grave que não desenvolver uma atividade corretamente, é mostrar-se incapaz de entender a vontade de nosso Deus em nossas vidas.

Por isto mais uma vez fica a reflexão: Afastar-se do mal é alegrar-se sempre, orar sem cansar, dar garças a Deus por tudo, deixar o Espírito Santo se mover em nós, avaliar e aceitar as profecias, amar ao próximo e amar, louvar e adorar a Deus, nosso criador.

Deus não nos pressiona, apenas quer agir livremente em nossas vidas.

 

Amém.

 

Referências para o devocional:

  • Livro de 1 Tessalonicenses 5:16-22
  • Bíblia NVI (Bíblia online – www.irmaos.com)

 

Márcio Gonçalves - 05/11/2009.