Devocional do Livro de Apocalipse - 03/01/2010
Esboço - Apocalipse 1:18
Antes de me aprofundar em um tema e começar o estudo da palavra, me propus a pesquisar e descrever alguns sentidos que a palavra "Apocalipse" possui:
1) Tradução da palavra "Apocalipse" pelo Dicionário Aurélio
s.m. Linguagem obscura. Último livro do Novo Testamento, de sentido simbólico, que contém as revelações sobre o destino da humanidade, feitas a São João, o Evangelista, na ilha de Patmos. Fonte: https://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Apocalipse
2) Tradução da palavra "Apocalipse" pela sociedade
BESTA DO APOCALIPSE, monstro que figura e que simboliza, na linguagem corrente, alguma coisa monstruosa, algo que infunde terror, sentido de final. O apocalipse da terra.
3) Tradução da palavra "Apocalipse" pela bíblia
Revelação. A denúncia feita para vigiarmos e orarmos sem cessar. A Volta e o reino de Jesus.
4) Tradução da palavra "Apocalipse" pela leitura da bíblia
Ato pelo qual Deus fez saber aos homens os seus mistérios, sua vontade, a princípio no momento da criação, depois por Moisés e os profetas, e finalmente por Jesus Cristo.
5) Tradução da palavra "Apocalipse" entre etapas
Leitura completa, de capa a capa. Finalização de um ciclo de leitura. Inicio de um novo ciclo de leitura.
Estudo da palavra de Deus.
Apocalipse 1:18 - Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.
Isto mesmo, Jesus Vive. Ele é a vida que temos, Ele é o sinal de que Deus teve e tem um propósito para nossa existência, pois, Deus não entregaria seu Filho por aquilo que não tenha finalidade. Jesus não sairia do conforto do céu e seria enviado para esta terra apenas para ser um marco na história e afirmar a presença e existência de Deus.
Jesus verdadeiramente morreu. Precisou morrer para ser igual a mim e a você, sentir o que sentimos e assim saber o que é ser um ser, como eu e você. Despiu-se de toda capacidade, honra e glória e morreu. Desceu ao reino dos mortos. Jesus morreu por mim e por você, mesmo que você não queira, acredite ou aceite esta idéia, este fato. Jesus morreu para me lavar e te lavar, mesmo que você afirme e se glorie de não estar e de nunca ter ficado ou sido sujo. Sujo fomos pelo pecado, infectados fomos pelo primeiro pecado, a desobediência.
Jesus morreu, mas, não está morto, pois, Ele ressuscitou... Voltou a viver... Reviveu... Ressuscitou por mim e por você, mesmo que você não aceite ou distorça isto. Jesus veio até nós como nós. Ele viveu como nós vivemos. Ele morreu como nós morreremos. Ele ressuscitou como nos ressuscitaremos.
Sabe por que Jesus morreu? Ele teve que ir acertar uma pendência em um mundo que nem eu e nem você poderíamos ir, ou melhor, poderíamos até ir, mas, não tínhamos como voltar. Ele foi até onde os mortos ficam e, encarou os perigos e os medos e voltou para sua gloria e sua casa. Mas por quê? Apenas para se mostrar que é filho de Deus? Que é poderoso? Não! Ele foi ao hades - Palavra grega que se refere ao local dos mortos, pegou todo o impedimento que havia lá e que seria fator de bloqueio para que eu e você subíssemos aos céus, e jogou estes impedimentos no lago do esquecimento, mas, não se iluda, este lago do esquecimento não é sua absolvição final, no entanto, pode ser sua condenação fatal. Quando Jesus pegou as chaves da morte e do hades, Ele se entregou e simbolicamente disse ao seu Pai – entenda DEUS, o Todo Poderoso, o SENHOR de tudo:
- Pai, todo aquele que Te tem como Deus Vivo e que me aceita como Único Salvador e Libertador eu resgato, e como se banho tivesse tomado limpo está! Porém, aquele que não me seguir e que não te adorar, seja feita a Tua vontade, Deus Altíssimo.
Por isto Jesus veio até nós em carne e osso. Viveu. Morreu! Viveu... E vida é sua tradução... Jesus sinônimo de vida, tradução de eternidade...
Faço minhas escolhas e sigo meus caminhos sabendo que minha vida tem que ser digna da existência eterna, porque, eu creio que um dia assumirei meu papel de comando como diz em Apocalipse 2:26 - "Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações”.
Sei que só serei autoridade sobre nações se eu tiver alicerçado minha vida em um caráter similar ao de Cristo, percorrendo e buscando da sabedoria de Salomão ao amor de João, assim podendo representar meu Senhor Jesus, que intercede hoje por mim perante o Deus dos Exércitos, o Pai eterno.
Entendo também e já te digo irmão, que quando Deus revela que “Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim” Ele nos mostra nesta pequena frase o quão difícil será a jornada, o quão árdua será a batalha, pois, as facilidades deste mundo nos trarão alegrias aos olhos e aos sentimentos materiais, mas, se aceitarmos tais cobiças, lagrimas brotarão de nossos corações e de nossas almas, e o pranto será eterno, principalmente se lembramos que um dia estivemos no caminho e que a perdição veio naquele único momento, único instante em que apenas nos assentamos ao lado da trilha.
Quando entendi o que Jesus fez por mim, o aceitei e o vi me resgatar, tracei minha meta, que é servir a Deus, me forjar com um caráter semelhante ao de Cristo Jesus, ser humilde e menor no reino dos homens, pois, sei que melhor é um dia na presença de Deus do que mil em qualquer outro, por isto me entrego ao serviço que Deus me mandar, sem questionar, sem abusar de sua paciência, pois, imagine se o próprio Filho Jesus se entregou como cordeiro para ser morto, o que eu terei que fazer para ser digno da misericórdia do Pai? Não posso realizar nada!
Lembre-se o que eu escrevi acima, que infectados fomos pelo primeiro pecado, à desobediência, e Jesus quebrou este vinculo com o mal, pois, ele foi, é e sempre será obediente ao Pai. Inclusive por mim e por você, mas, devemos arcar com nossas responsabilidades.
Só pela graça de Deus é que estou aqui, e esta graça é Jesus, o meu Jesus que eu amo.
E ainda recebemos a orientação e a direção de Apocalipse 2: 27 - "Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como a um vaso de barro”, contudo, isto não significa ser impiedoso, arrogante, impetuoso, e sim ser uma pessoa que saiba aconselhar, direcionar seus comandados, sempre com a palavra de Deus nos lábios, com as atitudes de Jesus em suas atitudes, com o temor e com o tremor de Deus, porque saber quebrar o vaso é fácil, saber dar ordens é simples, o difícil é ser um servo de Deus, com caráter de Cristo e atitudes de um resgatado, e saber transmitir isto a alguém que temporariamente possa estar sobre seu comando, sob sua direção.
Como dizem os líderes que se colocam em seus lugares: Estou aqui por misericórdia, e não por que sou melhor que você.
E, uma das coisas que mais me alegra é saber que a ultima frase do livro que é a Palavra de Deus é está: Apocalipse 22:21 - A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém. Isto é, a graça pode ser de qualquer um, para isto basta querer!
Amém.
Referências para o devocional:
- Texto base Livro de Apocalipse 1:18 - Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.
- Moderno Dicionário da Língua Portuguesa https://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues
- Dicionário Bíblico Bibliaonline.net
https://www.bibliaonline.net/scripts/dicionario.cgi
Márcio Gonçalves - 03/01/2010.